- · Hospedagem em Florianópolis: 04 noites na Pousada Vila Tamarindo com café da manhã, em suíte luxo: Varanda privativa com vista para o mar, TV, frigobar, ar condicionado, saleta no mesmo ambiente do quarto.
· Carro alugado
· 2 dias de caminhada ( 2 das 5 trilhas citadas abaixo)com guia que fala inglês
1 pax: EU$ 1.000,00
2 pax: EU$ 650,00
3 pax: EU$ 450,00
Trilha 1
Esta trilha leva à distante praia do Saquinho no sul da ilha, e continua para a Ponta do Pasto, mirante de onde se tem uma vista espetacular das ilhas das 3 irmãs.
Ao chegar à região da ilha menos explorada pelo turismo, será possível entender o porquê as praias da Solidão, do Saquinho e a Ponta do Pasto merecem a sua especial atenção e visita.
Esta trilha é uma boa opção para iniciantes, além disso, você terá uma ótima chance de conhecer a pequena comunidade do Saquinho que não possui acesso por vias nem estradas.
No caminho poderemos visitar um antigo convento de onde se tem uma belíssima vista para a praia da Armação, subiremos um pequeno morro para irmos a uma cachoeira escondida em meio à vegetação.
De rara beleza, a paisagem pelo caminho se prolonga nas proximidades do costão. Durante cerca de 30 minutos de caminhada até a Ponta do Pasto, adentraremos a mata atlântica que felizmente está em vias de regeneração, percorrendo as áreas de preservação localizadas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, passando por uma ruína de uma antiga construção de um engenho cercado por pomares e finalmente você terá diante de seus olhos a maravilhosa vista do alto mar para as ilhas 3 Irmãs.
Tempo de percurso: 1 hora.
Nível: fácil
Recomendações: levar protetor solar, repelente, boné, água, um leve lanche, calçar tênis confortável e calça comprida.
Trilha 2
Trilha que vai da Ponta das Aranhas na maravilhosa e selvagem praia do Moçambique até a Praia do Santinho, famosa por sua beleza e pelo sítio arqueológico que guarda inscrições rupestres
Iniciaremos a trilha pela praia do Moçambique É uma praia pouco frequentada e com ótimas ondas para o surf. Continuaremos por cerca de 1,5 hora entre aclives, declives, túneis formados por árvores e a vista do costão para o alto mar, até avistarmos a praia do Santinho que tem o costão do Morro da Aranhas do seu lado direito, e dunas que a separam da praia dos Ingleses do seu lado esquerdo. Desceremos pela encosta, passaremos pelo sítio arqueológico de inscrições rupestres para enfim chegarmos á praia.
Tempo de percurso: 1,5 hora
Nível: médio com subidas
Recomendações: levar protetor solar, boné, água, lanche, calçar tênis confortável, vestir calça comprida.
Trilha 3
Praia deserta só alcaçada por trilhas ou barco.
Uma trilha para apreciar a biodiversidade da mata atlântica até alcançarmos a praia que para muitos, é a mais linda e mais selvagem da ilha.
A praia pode ser alcançada por duas trilhas: pela trilha que sai da praia do Matadeiro ou pela trilha que sai próxima à praia do Pântano do Sul.
A trilha que sai da praia do Matadeiro já encanta no próprio ponto de partida. De lá, caminharemos ao longo de um costão. Por ser predominantemente plana, a caminhada de aproximadamente 2,5 horas transcorre com tranqüilidade.
Já a trilha que começa no Pântano do Sul leva aproximadamente 1,5 hora. Este percurso tem menor duração, porém exige mais esforço físico devido a subidas e descidas constantes no caminho. Por esta trilha, que é a utilizada pelos pescadores e surfistas freqüentadores da praia, atravessaremos áreas da mata atlântica do Parque Municipal da Lagoinha.
Via Matadeiro
Tempo de percurso: 2,5 horas
Nível: médio com poucas subidas
Recomendações: levar protetor solar, repelente, boné, água, calçar tênis confortável, calça comprida e lanche.
Via Pântano do Sul
Tempo de percurso: 1,5 hora
Nível: médio com subidas
Recomendações: levar protetor solar, repelente, boné, água, calçar tênis confortável, calça comprida e lanche.
Trilha 4
Trilha que vai da Fortaleza da Barra à bela e deserta Praia da Galheta. Esta praia só é acessível por trilha.
Ao conquistar o cume do morro principal será possível observar diversos pontos repletos de beleza natural como a Lagoa da Conceição em quase toda a sua extensão, as dunas da praia da Joaquina, o parque florestal do Rio Vermelho, e algumas das praias da ilha: Praia Mole, Praia da Galheta e Praia da Barra da Lagoa.
É de grande importância cultural ressaltar que os primeiros pescadores da área eram indígenas, e que graças a isso, um sítio arqueológico localizado no costão norte da praia poderá ser visitado – a oficina lítica da ponta do caçador.
Ainda teremos a opção de caminharmos até a praia Mole pelo costão sul por meio de uma pequena, mas charmosa trilha.
Tempo de percurso: 1 hora
Nível: fácil, com subidas.
Recomendações: levar protetor solar, repelente, boné, água, calçar tênis confortável.
Trilha 5
Trilha em meio à mata atlântica extremamente conservada, área protegida pelo Parque Estadual da Lagoa do Peri, que leva à maior cachoeira da ilha.
É uma das trilhas em melhor estado de conservação na ilha. Percorre o interior do Parque Estadual da Lagoa do Peri e circunda a maior lagoa de água doce.
Passaremos por vários mirantes ao longo da trilha, de onde teremos visual para a lagoa e para os altos morros que a protegem.
Tempo do percurso de ida: 2 horas
Nível: fácil a médio. Trilha plana porem extensa.
Recomendações: levar protetor solar, boné, água, lanche, calçar tênis confortável, vestir calça comprida.